• Adicionado a
  • Lido 1334 vezes

Este é provavelmente dos comunicados mais difíceis que a ADICES já teve de escrever.

É com profunda tristeza e consternação que a ADICES vem expressar as mais sentidas condolências pelo falecimento da nossa associada Regina Maria Pinto Lopes, fundadora e ex-coordenadora desta associação desde a sua fundação até 2015.

Descrever o trabalho da Regina é olhar para o nosso território e perceber as diferenças que nele existem desde o início do seu trabalho. Pensar e implementar um modelo de desenvolvimento em que todos são parte da solução sempre foi o seu método de trabalho. Exigente consigo mesma e com as pessoas com quem trabalhava, a Regina ensinou-nos a todos que a união faz muitas forças, que não há estratégias impossíveis para a construção do nosso futuro coletivo.

Mas, por mais estratégias que idealizemos, por mais gente que envolvamos, por mais pensamento que gostemos de adicionar ao nosso, envolvendo a comunidade no encontro de soluções, por mais que nenhuma solução nos pareça impossível de alcançar, nada nos prepara para a confronto com a dura realidade que é perdermos alguém que fez sempre connosco este caminho, aliás que nos ensinou a percorrer este caminho.

Nós, agentes destes processos, nunca conseguiremos agradecer suficientemente à Regina pelo que fez por este território que fez de sua pertença. A forma mais próxima de o fazermos é darmos continuidade a esse trabalho. Acreditando, como ela acreditava, que é possível construirmos em conjunto um futuro melhor, onde todos valorizemos o facto de vivermos juntos.

Até sempre, companheira!

A direção e a equipa da ADICES

Santa Comba Dão, 1 de Agosto de 2023

ADICES